domingo, 1 de julho de 2007

Cortejo dos Rapazes

FESTA DOS TABULEIROS 2007


Decorreu hoje com normalidade, um dos pontos altos da Festa dos Tabuleiros, centenas de crianças de Tomar desfilaram no Cortejo dos Rapazes, uma cópia em miniatura do grande Cortejo dos Tabuleiros, em que aqueles que serão as futuras gentes de Tomar, também chamam a si a Festa dos Tabuleiros e lá vão eles como manda a tradição, eles de calça preta, camisa branca, barrete ao ombro e gravata da cor da fita da rapariga e elas vestido branco, com uma fita a condizer com o Tabuleiro que carrega e que deverá ter a mesma altura delas.

É um momento de rara beleza ver os petizes, participarem nesta festa Tomarense, este costume é novo tem cerca de duas décadas e começo com as escolas e jardins-de-infância, a organizarem um cortejo simbólico e que foi bem aceite, merecendo hoje honras formais tal e qual como os outros cortejos da festa.

Este ano se não viu, já não poderá ver, terá de esperar que quatro anos se passem. Ainda assim a Festa só começou na Sexta-feira a ainda vai a tempo de vir até Tomar apreciar as várias exposições e festas sem esquecer o Grande Cortejo no Domingo dia 8 de Julho, grande dia da festa, que começa com a tradicional alvorada de foguetes pelas 8h, tendo lugar a Procissão das Coroas e dos Pendões do Espírito Santo, pelas 9h45m, tendo lugar o ponto alto da festa, ou seja, o Cortejo dos Tabuleiros. Pode ainda vir a Tomar para assistir às várias actividades propostas entre teatro, música, animação de rua e outros eventos. Se puder há ainda os espectáculos, pirotécnico e piromusical.


Para mais informações visite o site oficial da comissão de festas em http://www.tabuleiros.org

Programa aqui.


Visite, esta festa apenas decorre de quatro em quatro anos.

Sem comentários: