sexta-feira, 29 de junho de 2007

Uma lembrança


Uma recordação de tempos idos:


Ano: 1978


Local: Tomar


Caso: "Comunistas na Sociedade Nabantina"


-----------------------------------------------------------------------------------------------


O caso remonta a Maio de 1978, quando, havia quem não visse com bons olhos os comunistas e onde imperava o desrespeito e falta de educação, foram afixados pela cidade vários panfletos num Português mal escrito, que continham a seguinte mensagem:


-----------------------------------------------------------------------------------------------


"ÉS AMIGO DA NABANTINA?


Então comparece na nossa SEDE no dia 25 de Maio às 21,30 horas.


A nossa colectividade foi envadida por um bando de COMUNISTAS que nada teem de Nabantinos e até pelo contrário.


Esta Cambada entitula-se de fazer teatro, mas a musica é outra eles quererão fazer o que queriam fazer na outra Colectividade onde os sócios or correram, e não lhes dão mínima confiança.


Estes oportunistas até já a chave da nossa Colectividade teem em poder deles, pois a mesma Cambada tem o apoio de alguns directores.


Comparece e avisa os amigos da NABANTINA para que os sabujos saiam mais rápido do que entraram.


Os amigos da NABANTINA"


------------------------------------------------------------------------------------------------
Tomar, Maio de Mil Novecentos e Setenta e Oito


Tais amigos nunca se conhecerem, no tal dia à tal hora, dois ou três apareceram, ficando para a história, a falta de honra e de respeito, de quem escreveu e imprimiu tal panfleto.


P.S. Não se sabe quem elaborou esta mensagem. Talvez a desonra não permitisse dar a cara, é um palpite. Coisas de um Portugal de época.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

A poucos dias dos Tabuleiros…

    … o que mudou?


 

    Como é normal em muitas câmaras do PSD, Tomar não foge à regra, e, é necessário chegar algum evento para que desesperadamente a Câmara Municipal tome medidas, senão vejamos, quais os dias de melhor augúrio para algumas obras "importantes" a realizar em Tomar:

    Para a Festa dos Tabuleiros a cidade acordou diferente.

    De um momento para o outro e até alterando a pacatez desta cidade, lá começaram os funcionários da câmara a reunir esforços para arranjar o que está danificado, danificado e á vista, porque o que não se vê não interessa. E o que interessa?

    Interessa tapar à pressa as estradas esventradas, e é tão rápido este processo que na maioria das vezes faz-se necessário arrancar o tapete novo de alcatrão e escavar as ruas porque se esqueceram de acabar o trabalho no subsolo.

    Interessa arranjar os jardins, apenas pesa o facto de que o Mouchão já não vai a tempo da festa.

    Obras aqui, obras acolá, tudo biscates que já deveriam estar feitos há muito, só que falta isto, falta aquilo, o Sr. Presidente neste momento não está, foi a Bruxelas et cætera.


 

    Enfim, o que pretendo demonstrar é que passados tantos anos na companhia do Sr. Presidente António Paiva, onde está o desenvolvimento Tomarense? Porque continuamos a ser ultrapassados por outros municípios desta zona? Onde param as obras necessárias nas zonas rurais?

    E agora? Será que o Sr. Paiva vai fazer o mesmo que o seu companheiro de partido o Sr. José Manuel Barroso? Se assim se passar começa a ser tradição nos governantes made in PSD.


 

    Aparte isso, penso que os tomarenses embora de olhos fechados quanto à situação da câmara, irão fazer o possível para que esta seja mais uma grande festa em Tomar, como até aqui têm acontecido.

Tomar Sentido

TOMAR SENTIDO

    Projecto Tomar Sentido pretende apelar aos cidadãos Tomarenses sobre os problemas do concelho.